terça-feira, 26 de março de 2013

COMO USAR A BIND IT ALL - BIA

 Vamos falar um pouco sobre essa belezura!!
a BIA é limitada na quantidade de furos, mas vc faz um gabarito e sempre que for furar uma pagina maior, vc usa o mesmo esquema. Como? Tá. Vc ve na lateral da BIA uma pecinha preta com as letras ABCD nela tem um quadradinho assim q vc faz a primeira furação, conta 4 furos e coloca esse furo na pecinha quadradinha e fura de novo. Assim, vai dando sequencia. Eu fiz um gabarito pra A4 em pé e deitada e marquei um X no gabarito, onde é que tenho que encaixar toda vez.  Bom, a gente tem que se adaptar a BIA e não ela a nós... aí entra a criatividade.
O wire-o usado nela é o PASSO 2X1 sempre!!!!
Nunca compre o 3X1 pois não serve e vc gasta dinheiro a toa. Fica 'arregaçado' sabe?
Esta tabela é só pra vc ter idéia de como são comercializados. Mas desconsidere o passo 3x1 !!!!
GARRAS DE WIRE-O
Passo 3x1
Diâmetro
Qtde de Pçs.
Fls
32 anéis(carta)
34 anéis(A4)
38 anéis(oficio)
1/4
100
20



5/16
100
50



3/8
100
60



7/16
100
90



1/2
100
100



9/16
100
110



Passo 2x1
Diâmetro
Qtde de Pçs.
Fls
22 anéis(carta)
23 anéis(A4)
25 anéis(oficio)
5/8
50
120



3/4
50
140



7/8
50
180



1"
50
200



11/8
25
250



11/4
25
270



No entanto vc verá que no passo que vc não pode escolher (3x1) tem uma medida melhor MASSSSS... temos que nos virar com os que tem no passo 2x1 mesmo, ou comprar o importado que é uma ''nota preta''. Eles só vendem de caixa, mas vc pode revender ou dividir com alguem.
SUGESTÃO:
COMPRE COR PRETA E BRANCO combina com tudo. Coloridos não saem muito e vc tem que ficar com muito de uma cor só. Prata e dourado, são um pouco mais caro, mas tb são cores que combinam com tudo né??
Tamanhos???? Bom... aí vai do que vc vai encadernar. Como vc pode ver na tabela acima, tem a quantidade de folhas. Eu gosto do 5/8 mas tenho de vários tamanho. Se a gramatura da folha for mais grossa, a capa grossa, vc calcula mais ou menos se dá. Se for sulfite, beleza.
Na lateral da BIA vc tem tb uma peça preta que ta escrito lock e open. Esta peça, qdo vc libera, ela ''segura/mantem a folha ma mesma direção para a furação ate um certo limite.Destrava e puxa a pecinha que parece um pino "L". Vai esticar uma especie de regua. Aí vc vira o " L" para frente, onde 'segura' as folhas a serem furadas. A sujeirinha vc tira pela portinha micro que tem na outra lateral. Abre e vira e sacode. Na parte de trás da BIA(atras do cabo) vc tem na parte de baixo, uma peça preta. Puxe-a pra trás, que estica e é esta peça que dá firmeza na hora de vc furar principalmente se for coisa mais grossa. Na frente, vc tem uma rosca, que deve ser tirado o clips/presilha, na hora de vc arrumar o tamanho do wire-0 a ser fechado. A BIA vem com umas plaquinhas brancas com a medida dos wire-0s certo? Então, vamos pensar que vc vai usar um wire-0 5/8. Aí vc tira a presilha, pega a plaquinha que tem o 5/8" desenhado e coloca no vão entre a rosca e a máquina, e vai enroscando ou desemroscando ate caber certinho a plaquinha nesse vão. Aí vc aperta a rosca e poe a presilha para que por algum motivo, não saia do lugar, pois é isso que vai fazer com que o wire-0 se feche. Veja o cd que vem com ela, que vc vai entender melhor, agora que falei.

22 comentários:

  1. Eitaaaaa.... foi pra mim esse MANUAL!?!?
    TE AMO!!! rs....
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk que bom querida!!!
      Mas vc sabe que pode usar e abusar da Maroca né?! bjuu

      Excluir
  2. Oi Mara! muito obrigada pela explicação! ja faz algum tempo que procuro explicação sobre a Bia, pois ja tenho ela faz mais ou menos uns 2 anos e ainda ta na caixa, pois nao sei usa-la,
    imagine se voce colocasse um Video! qtos compatilhamentos não teria!!!! beijão e obrigada,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que absurdoooooooo!!! 2 anos na caixa???? tadinha!! Agora vê se usa! rsrs bjs...

      Excluir
  3. Obrigada, Mara!
    Ajudou bastante.
    Beijocas

    ResponderExcluir
  4. Nossa Mara que legal. Amei os artigos. Tanto da Bia como das faquinhas. Faz tempo que não compro nada. Gastei muito com medicos e remedios, mas vou recomeçar. Afinal, não da pra ficar sem essas maravilhas ne?
    Obrigada querida por compartilhar conosco seu conhecimento.
    Bjokas
    Mariza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Mariza!!!! Nem me fale em gastos com remedios afff... Mas logo vc retoma as compritchas!! rsrs são lindas né? beijoooo

      Excluir
  5. Adorei seus posts da BIA e das Nesties ! Tudo de bom estas ferramentas, como a gente se apaixona por elas, não é ?
    Bjs,Yone

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Yone!! Adoramos essas danadinhas! Que bom que gostou! beijoooo

      Excluir
  6. Show Mara! Obrigada pela aulinha!
    Não tenho uma BIA, mas quem sabe....

    A matéria sobre as nesties tbm está maravilhosa! Aliás aprendi a amá-las com vc e as meninas do grupo! Responsáveis por este vício! rs
    Boa sexta!
    beijos carinhosos

    ResponderExcluir
  7. Menina, esse post caiu como uma luva. Estava quase fechando uma compra de wire-o para a BIA e no pedido tinha incluído passo 3x1. Quase jogo dinheiro no lixo. Muito obrigada mesmo!!!

    ResponderExcluir
  8. Olá Mara

    Você se incomodaria de tirar uma dúvida. Qual a diferença entre a bind-it azul e a rosa?
    Qual você indicaria?

    Obrigada
    e parabéns pelos trabalhos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fefe.
      são iguais. A rosa foi algo em referencia ao dia da mulher ou a prevenção de cancer de mama... algo assim... veio escrito na embalagem da minha mas ja não me lembro mais. No site deles dizem ser a Versão 2.0 acredito. Então é a mais recente. Lá nem tem mais a azul para vender. Como parece ser a mais recente lançada apesar de fazer uns 2 ou 3 anos, a rosa acredito ser melhor a se comprar. Se tem algo diferente, entao fique com a rosa ok?! bjo.

      Excluir
  9. Que legal, muito bom. Estou pensando em comprar. Você poderia me dizer quantos furos ela faz? Dá para escolher a quantidade de furos? Obrigada. Bjos

    ResponderExcluir
  10. Oiiii... ela faz 6 furos por vez. Sao lindos! Eu faço um gabarito para qq tamanho que precise ser furado. Vou marcando com um X o ultimo furo, para saber qual furo tenho que recolocar na BIA na pecinha preta(quadradinho) e seguir com a furação. Só é chatinho pra fazer o primeiro gabarito. Depois é só seguir olhando. Note que o gabarito é só para vc olhar e ir seguindo, não use o gabarito na BIA. beijo e obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  11. Ahh que tutorial mais lindo!!! Acabei de receber a minha BIA e já garrei uma paixão nela!!! Mas ainda to com muitas dúvidas e .... ainda não tenho os wire o ahahahahah (vai levar um tempo até matar a vontade nesse caso)
    Ideias tenho bastante, mas não sei se sei usar a rosinha!!!!
    Vc deveria seguir o pedido da leitora acima e fazer um vídeo nacional ensinando a manusear a bichinha viu! Bjus e muito obrigadaaa!

    ResponderExcluir
  12. Oi, Mara! Dá pra eliminar furos com a Bia, assim como a the Cinch?

    ResponderExcluir